Buenas indiada!

Sabia que é possível aprender e se profissionalizar na internet? Melhor ainda: gratuitamente?! Eu reuni alguns links que eu já utilizei para estudar( ou não) com aulas de linguagens de programação, sistemas embarcados, eletrônica e por ai vai. Por que nem só de Facebook vive o nerd!

Linguagens de programação

Ultimamente, eu tenho descoberto muita coisa com ajuda do Google e do meu professor de Java (Eduardo “Bisso” @ervcarval) . O próprio Bisso tem um canal super bacana de vídeo-aulas de Java no Youtube, onde ele ensina o os fundamentos da linguagem e o uso de algumas ferramentas através do desenvolvimento de um projeto.

Se Java não é o que tu procuras, que tal Python? Eu utilizei muito um livro brasileiro e grátis, o “Python para desenvolvedores, 2a edição” O foco dele não são os noobs em programação, mas quem já sabe programar e quer aprender Python (que por sinal, é uma ótima linguagem!).

Pra galera mais hardcore, baixo nível mesmo, eu recomendo o site do Alex Allain o http://www.cprogramming.com que tem tutoriais e posts sobre C/C++ do mais básico e fundamental ao recursos mais avançados. Ele publicou um livro recentemente, mas infelizmente não é grátis… 😦

Academia de programação

Durante as pesquisas para escrever este post, eu achei uma ferramenta muito tri.. Não, muito mais que isso: Realmente Punk! O Code Academy! O CA surgiu no final de 2011 e na primeira semana de vida já tinha 200.000 alunos! Na minha singela opinião, o sucesso se deve ao formato de EAD de programação apresentado por eles, que eu acredito ser o futuro desse tipo de plataforma. Funciona assim: Tu te cadastra, ou usa tua conta das redes sociais, e já sai programando, no browser mesmo… Simples assim! A página apresenta um fundamento da linguagem no lado esquerdo, por exemplo declaração de variáveis, e a direita um emulador de terminal para realizar um exercício prático. O resultado sai na hora. A medida que se evolui no curso se ganha medalhas e se pode compartilhar com os amigos nas redes sociais. Há cursos de Javascript, Python, Ruby, JQuery e PHP.

Finalmentes, só que não…

O assunto é muito vasto e há outros cursos e tutoriais sobre esses e outros assuntos relacionados a programação espalhados pela rede. Por exemplo, eu não falei da Softblue oferece um curso de banco de dados gratuitamente, com partes práticas e teóricas, com direito a certificado e tudo mais. Tu podes, ainda, procurar no Youtube por video-aulas e screencast, há vários canais de pessoas e/ou organizações que postam videos realmente legais. Há, ainda, verdadeiras universidades virtuais com o Udacity, o EdX e o Coursera. Enfim, há diversas opções…

Tem sugestões? Acha que eu esqueci de citar algum serviço ou canal? Posta ai nos comentários, vivente!

Nos próximos post vou mostrar que não é só programação que se pode aprender na web.

Até mais!

